Prefeito de Macau faz balanço administrativo durante leitura de mensagem no legislativo

09/05/2011 23:47

Trechos da leitura

O prefeito Flávio Veras fez nesta segunda-feira, 28, a leitura da mensagem anual na Câmara Municipal de Macau, prestou esclarecimentos destacando que uma das maiores fontes de distribuição de renda para a população é o carnaval e fez um relato sobre as receitas desde o aluguel de 1200 casas ao preço de aproximadamente R$ 1,2, além de citar o mototaxista, a rede hoteleira, bares e restaurantes, lojas de roupas, salão de beleza o carnaval cresce a cada ano, gerando uma parcela considerável de ICMS com o retorno de impostos para o município.

Turismo e Cultura

Assegurou recursos da ordem de 600 mil reais de convênio federal para recuperação do teatro Hianto de Almeida.

Projeto de lei enviado pelo executivo para a Câmara que trata da atualização das bolsas dos músicos da Filarmônica Monsenhor Honório, aumentando os valores.

Secretaria de desportos – 100 mil reais para manutenção das praças esportivas, conclusão do Tatazão, Quadra da Ilha de Santana 200 mil reais vai ser coberta, 200 mil para quadra da Cohab além ampliação vai ser coberta, Ginásio Virgilio Barbosa inclusive a pista de Skayte 150 mil, 400 mil para concluir o ginásio de esportes de Diogo Lopes em parceria com o governo federal, 150 mil para programas diversos: escolinhas, torneios de futebol, futsal, voley, artes marciais, telamento quadra da quixaba e melhorias no valoe de 50 mil. Serão investidos 1,4 milhão.

Agricultura e Pesca – destinou 200 mil para o funcionamento do matadouro, 100 mil reais para cumprir acordo para implantar o galpão das marisqueiras e 135 mil reais como forma de indenizar pela intervenção na Rua Pedro Lopes beneficiando 47 marisqueiras.
Destinando 400 mil reais para as ações da secretaria de agricultura e pesca este ano, inclusive ações da pesca.

Instalação da Secretaria de gestão e serviços que terá a missão de cuidar da limpeza pública, Asgs, garis, jardineiros, vigilância para a cidade.

Uma parte dos serviços antes prestados pela secretaria de infraestrutura e urbanismo passa agora para a gestão e serviços, forma de motivar os servidores efetivos, em projeto aprovado por unanimidade na câmara que visa a retribuição para funcionários de baixa renda que ganham até 700 reais, uma espécie de premiação com 50, 100, 150 e até 200 reais. O que significa dizer que terá funcionário em determinadas categorias que irá aumentar em até 3 vezes mais o seu salário base no ano com forma de retribuição pelo seu esforço.

Para instalar a secretaria serão investidos 50 mil reais para equipar e instalar com aquisição de móveis, informática, ar condicionado.

Destinando 900 mil reais para retribuir aos funcionários aqueles que aderirem ao programa de melhoramento de serviços público.

Capacitação de 542 funcionários que deverão fazer a adesão, com valor de 100 mil reais para reciclagem.

Instalação da vigilância patrimonial com compra de motos e veículos e equipamentos em geral para vigilância patrimonial.

Patrulhamento em 5 pontos inicias para patrulhamento via câmera em tempo real, incluindo entrada, ponte da Ilha, sinal da Praia de Camapum.

Compra de fardamentos para os funcionários.

Investimento destinado para a nova secretaria durante o ano 1,4 milhão.

Infraestrutura e mobilidade urbana

Mudanças para melhorar a mobilidade urbana com novas paradas para os transportes alternativos para os distritos.

A retirada dos camelôs que atualmente estão num espaço tipo uma feirinha cedido pelo município, e a busca por um espaço para construir o camelódromo haja vista que o camelódromo seria construído num terreno do governo e por hora não foi cedido, a situação dos ambulantes é provisória, já houve uma solicitação junto ao governo Rosalba da cessão do terreno.
Todos os cemitérios da cidade passarão por reforma

Casa da Cultura – Assinatura de parceria com o governo do estado para seu devido funcionamento.
Mercado Albino Melo passará por reforma com valor de 800 mil com melhorias na arquitetura, estrutura e ordenamento das lojas e boxes.

Infraestrutura e Urbanismo

Sobre as obras de infraestrutura citou várias obras que estão sendo executadas no município, enfatizando que é importante o poder público zelar e manter as obras,

Conclusão do projeto da entrada da cidade com santuário contemplando os padroeiros, memorial em homenagem a Monsenhor Honório e a Nossa Senhora da Conceição.

Praças em Diogo Lopes e Sertaõzinho

Conclusão da Praia de Camapum

A pavimentação asfaltica e convencional de novas ruas e a manutenção de obras

Educação
Anunciou que irá pagar o piso estabelecido aos professores de 1.185 reais e que a prefeitura já autorizou a pagar o novo piso dos professores na folha de março.
Vai Destinar 150 mil para construir uma pré-escola para atender aos assentamentos.
Edinor Avelino – construção da quadra de esportes melhorando todas as áreas de acesso.
Padre João Penha Filho – talvez um remanejamento das creches para aquele local cuja reforma já esta quase concluída.

As escolas Mauro Bezerra, Alferes Cassiano em Barreiras num total de 6 escolas serão destinados 75 mil para cada, para a realização de melhorias e reformas.

Na área da saúde anunciou que irá ampliar o programa Saúde da Família, chegando a 17 equipes e a humanização no Serviço de Pronto Atendimento do Pronto Socorro e Hospital Antonio Ferraz.

Saúde – Humanizar a saúde com melhorias em toda a estrutura funcional do Hospital Antônio Ferraz, passando por melhoramentos, reforma nas 14 enfermarias que serão climatizadas, além de climatizar vários outros ambientes, implantação da sala de gesso, laboratório de analises clinicas 24h e uma unidade odontológica com plantão, aquisição de uma moderna unidade de raio X , sala pediátrica, sala de soro e nebulização infantil, Praça dentro da área do hospital. Nos fins de semana de sexta a domingo plantão com 2 médicos para melhorar ainda mais o atendimento , bioquímicos de plantão 24 horas para realizar exames para diagnosticar doenças.

Fardamento e identificação de todos os funcionários e a compra de rouparia para o hospital.
Compra de medicamento para o pronto socorro municipal, atualização da parte de informática para as unidades de saúde incluindo 14 PSFS que serão todos climatizados, três PSFs serão instalados sendo o1 na Ilha de Santana, mais um no Centro da cidade, já chegando ao Valadão, a outra unidade será o Porto de São Pedro que já tem uma e passará para duas. A meta é fechar 2012 com 17 PSFs, serão investidos 200 mil reais.

Exames de vista e audição em todos os alunos e aqueles que precisam comprar aparelho ou óculos a prefeitura irá custear

A Secretaria de saúde esta realizando um trabalho de conscientização e combate as drogas.
Para atender os alunos e professores com palestras de diversos temas: A secretaria de saúde fará a cessão para 10 maiores escolas do município de um data show e de um computador.
Implantação do capes para assistência as pessoas atingidas pela questão das drogas, com todo o acompanhamento.

Implantação de vários programas na área da saúde – Compra de medicamentos para atender a farmácia básica, programa de medicamentos de hipertensos e doenças do coração, psicotrópicos , diabetes, apoio ao tuberculoso com 80 reais mês para ajudar na alimentação, e pessoas portadoras do HIV com ajuda de 80 reais.
Programa do idoso prostrado – Será destinando 80 reais para ajudar a família na compra de fraldas, alimentação e outros de acordo com a necessidade.

Aquisição de um veiculo para os agentes de endemias

Metas é dobrar o atendimento do Centro de especialidades odontológicas – tratamento de Canais, obturação, Prótese de qualidade e outras necessidades.

Contratação de médicos Especialistas– dermatologia, pediatria, oftalmologia, proctologia, urologia, fisioterapia, ginecologia, otorrinolaringologista, nutrição com previsão de investimento na saúde de 3 milhões de reais.

Falou das prioridades para melhorar a cidade em todos os aspectos e que valeu a pena, pois a cidade cresceu, a cidade ficou viável muitas empresas importantes se instalaram em Macau. “Estamos avançando bem em todos os setores da administração”, disse o prefeito. “Os resultados são visíveis”.

Desenvolvimento Social – com foco nos programas sociais com benefícios através do cartão da família na escola será implantando para a comunidade escolar para atender 2 mil alunos entre a cidade e distritos, sendo 1000 em cada mês os alunos vão ter critérios para receber ajuda social com o valor de 80 reais.

Cartão da família social – 250 atendimentos mês algo em torno de 65 atendimentos por semana no valor de 80 reais.

Melhoramento habitacional – Reforma de casas das famílias de baixa renda com valores que vão de 500 até 1.500 reais.

Distribuição de água potável, a secretaria repassará o valor ao beneficiado vai receber o dinheiro na conta e pagar diretamente ao fornecedor
Distribuição de óculos com 50 atendimentos mês.

Assistência funeral com o valor de 750 reais por pessoa.

Funcionamento dos clubes de mães e de idosos

Cursos profissionalizantes

Implantação na comunidade de Tambaú do conjunto habitacional dos servidores públicos com 200 casas e toda infraestrutura, com venda pela caixa econômica federal por cerca de apenas 30% do valor do que é vendida um casa em Macau.

Construção de casas populares na Cohab, canto do papagaio, Diogo Lopes, Barreiras e Quixaba.

O Governo do município vai atuar em todas as frentes, desde o esporte, a saúde, educação, turismo, cultura, ação social para desenvolver as ações a Prefeitura conta com uma reserva financeira de 4 milhões de reais, houve um planejamento e agora as ações serão colocadas em prática, destacou Flávio, informando que esta em dia com o pagamento dos fornecedores.

 

O prefeito Flávio destacou que as criticas da oposição se construtivas eram importantes para ajudar, a rever questões pertinentes, mas, estas criticas devem ser feitas com responsabilidade, estamos procurando cada vez mais realizar um governo voltado para o povo.

Pra finalizar agradeceu aos vereadores e aos presentes.